As madeiras plásticas podem ter diferenças significativas na composição dependendo do fabricante. Por isso, é fundamental entender quais são essas diferenças antes de decidir o que usar no seu projeto.

Agora, nós vamos apresentar quais são os tipos de madeiras plásticas disponíveis no mercado.

Madeiras plásticas de PVC

Primeiro precisamos dizer que nem toda madeira plástica é sustentável.
É isso mesmo! Existem madeiras plásticas produzidas com PVC, ou seja, feitas com plástico novo, portanto, nem um pouco ecológico. Além disso, apresenta um aspecto visual fake. É um tipo de madeira plástica que não é mais fabricado no Brasil.

Por outro lado existe a madeira plástica ecológica, que é o que fazemos aqui na Rewood. Ou seja, a composição das nossas linhas, Rustik e Finis, não levam nenhum material orgânico na composição. São cargas minerais e aditivos e é por isso que conseguimos oferecer a maior garantia do mercado, de até 25 anos.

Madeiras plásticas WPC

No meio do caminho existem também as madeiras do tipo WPC. São madeiras plásticas que leva madeira orgânica e plástico na composição. Isso faz com que, no longo prazo, não seja uma escolha interessante, pois, tende a ser mais vulnerável ao ressecamento, manchas, empenamento e apodrecimento. Tudo isso por conta da madeira orgânica na composição.

Tratando-se de uma madeira plástica WPC encapsulada, embora tenha uma aparência que esteticamente não é muito fiel à da madeira tradicional, é um pouco melhor que a madeira plástica de PVC. Porém, pode perder a cor e sofrer riscos e por ter uma camada de plástico protetor você não conseguirá pintar ou revitalizar a estética da madeira plástica.

Como escolher adequadamente a madeira plástica do meu projeto?

Para ajudar você a tomar a decisão mais assertiva e segura, preparamos um pequeno passo-a-passo para você escolher a melhor madeira plástica para o seu projeto.

  • Peça amostras do produto: assim você consegue avaliar a estética, a textura e o comportamento do produto com a temperatura do ambiente (explicamos aqui neste post sobre a temperatura da madeira ecológica.)
  • Faça um levantamento dos custos de manutenção: E se a madeira plástica perder a cor? Qual será o seu custo com substituição?
  • Exija o certificado de garantia do produto: é importante saber qual é o tempo e as coberturas oferecidas pelo fabricante.

Lembre-se: madeiras plásticas não são todas iguais!

Madeiras plásticas: a composição faz toda diferença no resultado

Madeiras Plásticas em todo o Brasil

Agora que você conheceu as diferenças entre madeiras plásticas disponíveis no mercado, fique à vontade para solicitar suas amostras ou esclarecer outras dúvidas a respeito do nosso produto em nosso chat, ali no canto inferior direito deste post. Lembrando que, a Rewood entrega madeira plástica em todo o Brasil.

Write A Comment