Muitas pessoas, quando escutam o termo “madeira ecológica” ou “madeira plástica” ainda ficam curiosas sobre como são fabricadas e do que são feitas. Você é uma dessas pessoas? Então continue lendo este post, pois aqui vamos te explicar o passo a passo de como a nossa Madeira Ecológica Rewood é fabricada.
Sustentabilidade
Antes de mais nada, é importante ressaltarmos que a fabricação da Madeira Ecológica Rewood, contribui, de forma significativa, com a sustentabilidade do planeta.
Em um país onde tudo é descartável e o desmatamento das florestas é muito presente, quem recicla é rei! Ou melhor… é herói.
Você sabia que quase um trilhão de sacolas plásticas são consumidas no mundo? Já parou para pensar para onde vai parar todo esse material? Nos lixões, rios, ruas e até mares. Ou seja, se não reciclado, todo esse material acaba sendo descartado incorretamente na natureza, o que resulta em uma imensa degradação do ambiente em um cenário global.
Mas isso não precisa ser assim, sabia? O processo de reciclagem nos proporciona vantagens incontáveis, e a madeira Ecológica Rewood que é fabricada através desse processo, é uma delas.
Processo de reciclagem
A nossa Madeira Ecológica Rewood parece madeira, tem jeito de madeira, é resistente feito madeira (até mais) mas não tem nada a ver com o desmatamento.
No nosso processo de reciclagem, nós utilizamos materiais pós consumo e pós indústria. Ou seja: o material chega aqui limpo, porém, se trata de materiais que durariam 350 anos no ambiente e que dificilmente seria reciclado algum dia.
Matéria prima utilizada
A matéria prima utilizada nesse processo, vem do que antes iria parar nos rios, nos lixões e até no mar. Ou seja, materiais reciclados.
A Madeira Ecológica Rewood é feita a partir de uma combinação de resíduos que dá origem a esse produto 100% reciclável e sustentável:
Polímeros:
Polipropileno reciclado e selecionado, para garantir estabilidade de cores e tonalidades. Proporciona alta estabilidade dinâmica e uniformidade.
Fibras sintéticas:
Utilizadas apenas na linha Rustik, as fibras proporcionam maior resistência e podem durar até 350 anos para se decompor. Não utilizamos fibras vegetais nem pó de madeira, por isto não há aparecimento de mofo ou fungos, e a absorção de umidade é mínima, reduzindo o risco de manchas.
Cargas minerais:
Proporcionam maior rigidez, grande controle de dilatação e maior conforto térmico.
Aditivos que garantem estabilidade:
Utilizado na linha Finis, o anti-UV é um aditivo importado de alta tecnologia que protege a resina, proporciona maior durabilidade e estabilidade de cor. O Também utilizamos o antioxidante, que também é um aditivo importado que previne a oxidação e evita a degradação do produto.
Pigmentos com alto grau de solidez à luz anti-descoloração:
Utilizamos pigmentos com o mais alto grau de solidez à luz do mercado, que proporcionam excelente estabilidade de cor e intensidade, principalmente na linha Finis.

Pós-reciclagem
Depois de moído e misturado, o material reciclado, o material recebe aditivos como pigmentos e lubrificantes, até chegar a forma de grãos.
Logo em seguida, ele é derretido e segue para a máquina resfriadora, que garante a solidez da nossa Madeira Ecológica Rewood que, por sua vez, garante que sua resistência seja de 4 a 6 vezes superior à madeira convencional nobre.
Vale ressaltar que, após a reciclagem, as sobras que serão produzidas no processo de acabamento do nosso produto, ainda voltam para a linha de produção. Ou seja: se trata de um produto 90% reciclado e 100% reciclável.
Polimento e acabamento
Após passar pelo processo da máquina resfriadora, nossa Madeira Ecológica Rewood já está pronta para o acabamento que irá deixá-la com um visual estético incrivelmente elegante e sofisticado, pronto para deixar sua casa mais requintada e dar vida ao seu espaço.
Veja o resultado
Sejamos sinceros: dá pra ser elegante e ser reciclável/reciclada? Veja você mesmo:





Desmatamento zero
Como falamos acima, a nossa Madeira Ecológica Rewood não tem nada a ver com desmatamento!
O Brasil produz quase 76 milhões de toneladas de lixo ao ano, mas 30% do que é jogado fora poderia ser reaproveitado se a reciclagem fosse mais adotada. Mas, infelizmente, apenas 3% dessa montanha vai para a reciclagem.
Vou te dar um exemplo simples: com 200 mil sacolinhas plástica, nós podemos produzir 700 quilos Madeira Ecológica Rewood e poupar uma árvore adulta de grande porte do desmatamento.
Deu para perceber que quanto maior a procura por madeira convencional, maior é o índice de desmatamento. E quanto maior a procura por madeira ecológica, maior é o índice de reciclagem e maior o índice de árvores poupadas? A Madeira Ecológica Rewood pode fazer do mundo um lugar melhor.
Vem ver de pertinho como é o nosso processo de fabricação no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=0SG9kPqTmso
E fique à vontade para solicitar suas amostras no canto inferior direito deste post.